História
A seção contempla o passado do litoral e Campos de Cima da Serra, remontando ao tempo em que conformavam uma única região, interligando-se planaltos e planícies costeiras por trilhas pisadas por índios, bandeirantes, tropeiros, escravos fugidos, negros forros , colonos e desbravadores.
Ao longo do litoral, teve início o povoamento brasileiro do Rio Grande do Sul, sendo concedida pela coroa a primeira sesmaria na antiga Paragem das Conchas, atual município de Tramandaí.
A história do povoamento rio-grandense foi marcada por conflitos e perseguições nos pinheirais, na orla salgada e doce e nos chamados “campos neutrais”.
Da Guerra Cisplatina às Bugrerias, da Revolução Farroupilha à Federalista, a ocupação do estado foi atravessada por confrontos e terras disputadas a ferro e fogo.
Entre outros assuntos, a seção contempla o último território indígena do Litoral Norte, as encostas de Mata Atlântica, onde se encontra o Morro da Borússia, cadeia montanhosa que serviu como refúgio de povos indígenas encurralados entre a ocupação branca dos Campos de Cima da Serra e das planícies costeiras.